terça-feira, 1 de dezembro de 2009

projeto pessoal


No dia 27 de outubro, não registrei os trabalhos dos participantes, mas começamos naquela semana a desenvolver projetos individuais de desenho, buscando aprofundar os interesses pessoais de gênero e material, além de iniciar uma transição, até o fim do curso, que os leve a uma autonomia de pesquisa. No dia 3 de novembro estava já a registrar os trabalhos nessas pesquisas.

O Gilberto achou uma referência no catálogo da exposição de arte chinesa contemporânea da FAAP. Ele se interessou pela técnica do nanquim, com bico-de-pena e aguadas.

A Márcia buscou referências no catálogo da exposição de arte chinesa dos imperadores, também da FAAP.

Ela preferiu trabalhar com lápis de cor sobre papel esses motivos bem geométricos, interesse que ela já possuia em trabalhos artesanais que desenvolvia.

A Maria Paula, surpreendeu com um motivo surrealista, fugindo à sua proposta inicial de desenhar figuras femininas usando bico-de-pena com nanquim e pincel com aquarela.

Provavelmente foi fruto do bom aproveitamento dos desenhos feitos na aula aberta de modelo-vivo, também do Sesc Pompéia, e orientada pelo artista plástico Paulo Galvão.
Nesse desenho acima ela esbanjou domínio do bico-de-pena, lembrando-me grandes artistas ilustradores da década de 70!

Nesse desenho a Maria Paula usou a mesma pose anterior, em estudo de aguada de nanquim...


A Nanci soltando cada vez mais sua veia expressionista, neste desenho com crayon e pastel oleoso. Nanci, foi isso mesmo que você usou?

A Patrícia aproveitou o espelho gigante que estava na sala e se dedicou a tentar medir mais acuradamente as distorções perspectivas, mantendo seu traço de cartum super- simpático.

O Paulo também parece ter um expressionismo latente, e gostou mesmo de desenhar de observação usando uma prática caneta esferográfica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário