No dia seis de setembro, propus uma segunda aula de natureza-morta (na aula da semana anterior fizéramos a primeira proposta com esse tema, que infelizmente não registrei, mas os participantes ainda podem carregar os desenhos desse dia,torço por isso).
Até então eu havia hesitado em propor um tema de certa forma meio desgastado e que me parecia um tanto autoritário; achava mais importante que o aluno buscasse seu próprio recorte do espaço, ressaltando logo no começo a escolha individual. Mas no meio do caminho, por conta dos resultados com a técnica de maneira-negra, achei importante lançar mão desse gênero para reforçar a observação e o estudo do claro-escuro. Nas duas aulas achei os desenhos bem satisfatórios e inegável o aproveitamento dessa proposta para a didática do curso.
Como o arranjo para o segundo dia ficou muito colorido, os alunos espontaneamente fizeram muitos desenhos em outras cores além do preto e branco e tons de cinza - sendo esta uma disciplina introdutória ao desenho e havendo outras que têm a cor como assunto, o estudo das qualidades cromáticas também não havia sido abordado - acho fascinante essa dinâmica própria das aulas.
crayon - Ana
crayon e pastel oleoso - Ana
crayon - Gilberto
lápis e aquarela - Guilherme
lápis de cor e aquarela - Maria Paula
lápis de cor - Nayana
lápis grafite - Patrícia
lápis e aquarela - Patrícia
lápis e aquarela - Patrícia
lápis de cor - Paulo
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